Diário de Bordo: o meu primeiro “jinetero”

Em La Habana vive-se, um pouco, num “constante desatino”. Há música por todo o lado que se mistura com um espírito-latino americano de uma alegria contagiante, de sorriso largo, de braços abertos de uma curiosidade desconfiada em relação a quem chega. Uma espécie de “Nápoles meets Latin America”: trânsito caótico (Sinais de trânsito? O quê?); pessoas, pessoas, pessoas – por todo o lado – pessoas que nos agarram, nos falam, nos cantam, passam à frente em passo apressado, param e impedem a passagem, pessoas, num sonido constante e incansável, mas cansativo (por vezes!).

Em la Habana, cada esquina é um “amigo” e as aspas, aqui, assentam-lhe!  O cubano pode ganhar tão pouco como 15CUC ao mês e, por isso, esta situação para muitos, bastante complicada há uma contínua necessidade de procurar formas criativas de “ganhar” dinheiro.

O que complica a situação um pouco mais é que, normalmente não são claros acerca do seu “negócio”, escondendo os motivos, passando-se por “aimigo – do alheio”. Como “amigo” procura-nos sítio onde dormir, táxi, restaurantes, “secretamente” recebendo comissões.

Na primeira noite encontramos o Léon e ao fim de 15 dias, tinhamos encontrado muitos “Léons” que, mostrando-nos recantos aqui e ali, locais que provavelmente não encontraríamos, falando um pouco aqui e um pouco ali de posições políticas, ou a falta delas, nos dão a conhecer um pouco do lado de “sobrevivência, música, livros, charutos,… ” de Cuba.

É cansativo e desgastante, é enfurecedor e deixou-me, várias vezes, triste, e, por vezes, temos vontade de fugir, mas, agora, na segurança do meu sofá, acho que nunca me ri tanto em lado nenhum, nunca enrubesci tão rapidamente, nunca me enterneci como lá. Nunca dancei, me encantei, tive vontade de chorar ou de gritar, como lá. Cuba exaspera, desespera,mas não fica indiferente.

IMG_1472

Advertisements

Leave a comment

Filed under Desperation, everywhere!, there, Thoughts and outpourings

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s