Técnicas Físicas de Resistência Não-violenta III

“O Ovo” 

Esta técnica é utilizada para máxima protecção numa situação de extrema urgência ou perigo demonstrando a qualquer testemunha que o individuo está a ser atacado e serve como sinal de alerta, assistência e forma de reivindicação. Ela também pode reduzir a violência do agressor.

Consiste em enroscar-se no chão, curvando-se sobre si mesmo na posição fetal, protegendo o pescoço, genitais e barriga.
Deves sempre cair para o lado direito do teu corpo para proteger o fígado.
As mãos devem cobrir o pescoço com os punhos, dedos entrelaçados (falanges para impedir a ruptura de acidente vascular cerebral), nunca  deixar os polegares visíveis, antes esconde-los dentro das palmas das mãos, evitando assim que possam ser puxados.

Os cotovelos devem proteger os lados do tronco, tanto quanto possível.
Se surgir a ocasião faz o ovo com as costas contra a parede para protegê-las bem, também vai ajudar a visibilidade do agressor.

É uma técnica a utilizar também em caso de isolamento do grupo.
Uma variável desta técnica é o “ovo de casal”, fazendo  o “ovo” de uma pessoa sobre outra como uma “banda” humana. A pessoa abaixo deve evitar sujeitar os outros a riscos de ser puxada. Esta técnica é usada para evitar prisões isoladas e cria uma poderosa imagem  de solidariedade.

Advertisements

3 Comments

Filed under M12M - Movimento 12 Março, Não Violência - Pacifismo, Resistência

3 responses to “Técnicas Físicas de Resistência Não-violenta III

  1. Nuno

    A razão vence com a devida persistência, Ghandi é o expoente máximo dessa equação.

  2. Marco

    São tão anjinhos vocês, que até dá dó!!! Acham mesmo que a polícia assim vos vai parar de bater??? A única forma de defesa é estar sempre em movimento ou agachado em cantos ou paredes, pois se caem é o fim da macacada. Em portugal, na rua do carmo, vi 5 bófias a baterem numa pessoa deitado no chão e eles não paravam! Também batiam em todas as outras, mas especialmente nas que não fugiam ou se defendiam, e a rua estava fechada por eles dos dois lados, o objectivo é mesmo espancarem o mais possível. Que anjinhosnvocês, sinceramente, não gozem com as pessoas…

    • Olá Marco

      Este blogue é da minha inteira responsabilidade pelo que a única anjinha aqui sou eu.
      Repara que nunca disse no post que te iriam parar de bater porque seguias qualquer uma destas técnnicas. O objectivo delas é revelar a violência demonstrando que o uso da força está a ser ilegitimo e infundado.
      Isso ganha-te apoio e solidariedade.

      Mais vendo o que se passou na Grécia e em Inglaterra, não vi nenhuma alteração para melhor, apesar de terem usado da violência. Bem pelo contrário, vi apenas que as suas reivindicações foram deslegitimadas e as medidas apresentadas foram/ são cada vez piores.

      Uma manifestação pacífica, mas resistente e contínua sobre a qual exercem uma carga directa de violência demonstra que o único argumento do agressor é a violência – seja ela directa ou indirecta.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s