M12M quer oferecer enciclopédia a Merkel (Comunicado de Imprensa)

O Movimento 12 de Março (M12M) envia aviso à governante alemã dizendo que a História não se repete. Desta vez, não nos rendemos!

A chanceler alemã Angela Merkel ameaçou os países da zona euro que não cumpram os critérios de estabilidade, dizendo que deveriam ser castigados com a perda de soberania.

Desde as investidas nazis, nunca nenhum governante proferiu tamanha ameaça, pondo em causa a independência e o direito à igualdade formal entre os estados consagrado no Direito Internacional.

O Movimento 12 de Março lança um desafio à governante para que estude a História recente do seu país e as implicações que este tipo de afirmações bélicas tiveram no passado. Apesar das medidas de austeridade e da precariedade laboral em que vivemos, o Movimento 12 de Março está disposto a fazer o esforço de comprar uma Enciclopédia de História do Século XX para oferecer a Frau Merkel.

Sabemos que a maioria das pessoas na Alemanha não se revê nestas palavras e se sente envergonhada pela perpetuação de um preconceito relativamente aos alemães enquanto povo xenófobo que estes discursos ajudam a alimentar. Esse preconceito não é generalizável, mas antes confirmado pela excepção que a Senhora Merkel representa.

Este é mais um ataque ao projecto de integração europeia, uma subversão daquilo que foi desenhado pelos seus “pais-fundadores”, e um severo assalto às mais básicas regras de convivência democrática entre estados soberanos.

Estas declarações são um exemplo daquilo que mais repudiamos na degeneração dos sistemas democráticos actuais. É por acreditarmos que a Democracia é um processo dinâmico pelo qual é preciso lutar diariamente, com participação activa e continua de todas as pessoas, que no dia 15 de Outubro, em Portugal como em todo o Mundo, a “Democracia sai à rua”, num protesto internacional, e nós saímos com ela!

Desta vez não nos rendemos!

Deutsch: M12M moechte eine Enzykopädie an Merkel verschenken

Advertisements

Leave a comment

Filed under everywhere!, Here, Human Rights, M12M - Movimento 12 Março, Politics, Resistência

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s